Artes Visuais

Inspiração inicial...


_______________________________________________________________________________________

Google art projet - Visita a museu online

(clique na imagem para aceder ao site)

… e se agora fosse possível visitarmos um museu, sem sairmos de casa, ou da sala de aula, apenas com um clique?

Com o avanço da tecnologia, a expansão da Internet e o interesse por parte das empresas mostrarem-se nesta gigantesca rede, a arte e a informática uniram-se e deram um passo em frente.

Hoje já é possível “entrarmos” na casa Branca ou em vários museus espalhados pelo nosso Mundo fora, visitando sala por sala. Curiosos?

Vamos conhecer o que nos reservou ultimamente a Google.

O projeto chamado Google Art Project traz aos utilizadores inúmeras imagens mostrando as obras dos maiores pintores, nos museus mais famosos do mundo.

É possível visitar  o museu como se estivessemos nele e ainda poderemos criar a nossa própria coleção de obras favoritas e partilhá-las com os amigos/alunos.

Alguns museus importantes que podemos encontrar no Projeto Google Art Project são:

  • Van Gogh Museum em Amsterdam
  • Metropolitan Museum em Nova York
  • Hermitage Museum em St. Petersburg
  • Reina Sofia em Madrid
  • Nacional Galery em Londres
  • Uffizi Gallery em Florença
  • Museu Kampa em Praga

Temos o  prazer de visitar museus incríveis e observar com detalhes cada obra porque o Google usou o mesmo sistema do Google Street onde conseguimos ver as ruas como se estivéssemos no local e isto acontece aos museus. As imagens foram fotografadas em 360 graus no interior dos museus mais importantes do mundo.

O site é em inglês, mas podemos usar a tradução do Google e se usarmos  o Google Chrome teremos a tradução em um clique.

Aproveitem e viagem à vontade já que não é sempre que podemos ter acesso a tantas obras de arte famosas como as que o Google Art Project nos oferece.

 

 

____________________________________________________________________________________________________

NGA Kids – National Gallery of Art

(clique na imagem Para aceder ao site)

Há espaços online de Museus que disponibilizam excelentes recursos. E têm recursos educativos para os mais novos, normalmente orientados pelos serviços educativos dos museus. Esse é o caso do sítio NGA Kids  online, da National Gallery of Art de Washington.

Ao entrarem neste local são convidados a explorar quase duas dezenas de aplicações online, interativas, que permitem aos mais pequenos, tanto alunos do 1º ciclo, como na própria disciplina de EVT do 2º Ciclo e até  para alunos até 12º anos, aprenderem de forma interativa alguns conceitos, tais como, do 2D ao 3D, as estruturas, colagens, fotografia, sobre a obra de arte…

São aplicações interativas, em Flash, e que correm diretamente no browser, sem necessidade de instalar qualquer programa a não ser ter o Flash Player ativado no  navegador da Internet (o que seguramente deve estar).

Como é lógico, pela quantidade e diversidade de ferramentas disponibilizadas, a lista de conteúdos e áreas de exploração possíveis de abordar em EVT é vasta: Comunicação, Espaço, Estrutura, Forma, Geometria, Luz-Cor, Material, Medida, Movimento, Trabalho, Animação, Construções, Desenho, Fotografia, Impressão, Mecanismos e Pintura.

Passem por lá e percam-se um pouco...muito!


_______________________________________________________________________________________

PHIXR- Edição/tratamento de imagem

(clique na imagem para aceder ao site)

 

Tal como noutros casos, para edição/tratamento de imagem são imensas  as ferramentas disponíveis na Internet. Sobretudo novos serviços Web 2.0 que permitem de forma simples e prática fazer a edição e tratamento de imagens/fotografias de forma muito simples. Um desses exemplos é o que agora apresentamos e que se chama PHIXR.

Este é um serviço gratuito que funciona a partir da criação de um registo de utilizador gratuito ou mesmo sem necessidade do mesmo. Entrando no site podemos criar uma conta ou entrar a partir de uma conta já criada ou ainda iniciar o processo sem necessidade de criar esse registo.

A partir daí, é simples: carregamos para o serviço uma imagem/fotografia do nosso computador ou então indicamos o endereço url de uma imagem que esteja na Internet. Depois de carregada a imagem, o processo de edição é muito simples. Temos a imagem na zona central da interface e, na parte vertical esquerda, uma barra de ferramentas bastante completa onde podemos alterar e modificar algumas características da imagem ou ainda acrescentar elementos gráficos.

Esta é uma boa opção para utilizadores pouco experientes e, sobretudo, para alunos, do segundo ciclo, que necessitem de fazer tratamento de imagem, na disciplina de EVT.

Aqui fica um pequeno vídeo tutorial, bastante completo!

_______________________________________________________________________________________

xtranormal - Criação de animações com texto

 

(clique na imagem para aceder ao site)

 

xtranormal é uma ferramenta que transforma texto em filme.

E como funciona esta ferramenta?

De forma muito simples: depois de criada uma conta de utilizador é possível trabalhar online. Aí, podemos escolher cenários e personagens e, da mesma lista, escolher as que falam Português, no nosso caso. Depois, podemos escolher  planos, expressões dos personagens, de entre outras funcionalidades. Ao escrevermos os diálogos, e depois de feito o “render” do filme, o programa converte o texto que escrevemos para voz/diálogos. Naturalmente que não é 100% eficaz, mas é bastante interessante o conceito, mesmo para ser usado em determinados contextos na disciplina de EVT.

Note-se que é necessário algum treino para testar como o que é escrito aparece dito e falado pelos personagens através da sintetização de voz. No caso, se experimentarem em Inglês, ficarão espantados com o excelente resultado. E que tal, um trabalho interdisciplinar entre EVT e Inglês?

Outra novidade desta ferramenta, tal como no Prezi, é a possibilidade de fazerem download e instalação da versão XtraNormal Download State, que permite trabalharmos offline as nossas animações/apresentações.

É possível criar uma conta  para o trabalho com os alunos na sala de aula.

 

Aqui fica um pequeno  tutorial!

____________________________________________________________________________________________________

Go!Animate - Criação de pequenos filmes  de animação

(clique na imagem para aceder ao site)

 

No site GoAnimate é possível criar as próprias animações online. Escolha um tema e personagens para começar a montar a sua animação.

O site oferece suporte a língua portuguesa PT-BR, ou seja é possível  criar uma animação com diálogo em português.

Depois de a animação estar pronta  pode ser partilhada no Facebook, Twitter, Tumblr e utilizar o código Embed para adicionar a animação em sites ou blogs.

É possível criar uma conta para trabalhar na Escola:

Aqui fica um Tutorial!

____________________________________________________________________________________________________
 

Dvolver - Criação de pequenos filmes  de animação

(clique na imagem para aceder ao site)

 

Dvolver é uma ferramenta online,  para criar pequenos filmes de animação.

Sem a necessidade de criar uma conta de utilizador, somos guiados passo-a-passo, na criação de um filme de animação, escolhendo cenários, personagens e definindo as animações. No final, tudo pode ser publicado online!…

E aqui fica um pequeno vídeo tutorial que nos guia em todos os passos para a criação de um filme animado no Dvolver.

____________________________________________________________________________________________________

Portrait Illustration Maker - Criação de Avatares

Para quem desejar trabalhar um pouco a figura humana, no caso, adaptada aquilo que são os avatares, aqui tem um recurso digital útil chamado Portrait Illustration Maker. De forma simples e guiada, passo-a-passo, podemos criar a nossa personagem, o nosso Avatar, e que até pode ter algumas semelhanças connosco. 

A aplicação funciona integralmente online e sem necessidade de criação de um registo.

Tanto pode servir, simplesmente, para criar um Avatar ou, mas especificamente, em contexto de EVT, para fazer algumas abordagens ao desenho de figura humana, ainda que de forma muito primária, mas para que os alunos percebam as linhas gerais que posteriormente podem seguir com outras ferramentas digitais mais evoluídas ou mesmo no formato papel, mais tradicional.

Podem na disciplina de EVT fazer algumas incursões nos seguintes conteúdos e áreas de exploração: Estrutura, Forma, Medida e Desenho.

E, aqui fica um pequeno vídeo tutorial

____________________________________________________________________________________________________

Sp Studio - Criação de Avatares

(Clique na imagem para aceder ao site)

 

Sp Studio, é uma ferramenta que permite criar Avatares inspirados na série televisiva South Park, diretamente no browser.

Aqui, fica um pequeno tutorial!

____________________________________________________________________________________________________

FlashPaint - Ferramenta de Desenho e Pintura

(Clique na imagem para aceder ao site)

Flash Paint é uma ferramenta que funciona diretamente  no browser da Internet, correndo o Flash Player. Esta é uma ferramenta online de Desenho e Pintura, bastante simples e prática para utilizar em trabalhos de EVT, no 2º Ciclo.

Muito prática e intuitiva, com esta ferramenta podemos explorar vários pincéis e paletas e outras ferramentas de edição. Esta versão  sem necessidade de registo, permite guardar no nosso computador os trabalhos realizados e, também, partilhar as nossas criações numa galeria pública a que depois podemos aceder.

Uma aplicação interessante para se trabalhar na disciplina de  EVT com a abordagem dos seguintes Conteúdos e Áreas de Exploração: Espaço, Forma, Desenho, Pintura.

Bons desenhos e boas pinturas!

____________________________________________________________________________________________________
 

Kraski Yandex - Ferramenta de Desenho e Pintura

Яндекс

(Clique na imagem para aceder ao site)

 

O Yandex é uma ferramenta web 2.0 e/ou software gratuito. Esta  ferramenta disponibiliza uma versão online ou offline, para instalação em sistemas operativos Windows, para desenho e pintura, com possibilidade de realização de trabalhos de animação.

Apesar desta aplicação ter o seu formato nativo na língua Russa, é  fácil de perceber todas as ferramentas apresentadas pela iconografia utilizada, sem necessidade de perceber russo. De qualquer forma, no site da ferramenta, pode ser activada a ferramenta de tradução automática disponibilizada pelo Google que traduz com alguma eficiência a página de Russo para Português.

Para desenhar no Yandex não é necessário ter quaisqueres requisitos prévios ou ser-se possuidor de grandes habilidades técnicas e/ou artísticas.

A principal motivação é a inspiração e um pouco de imaginação!

 

Bons Desenhos!